viagem-de-moto

Como planejar uma viagem de moto + planilha de roteiro para download

Planejar o roteiro, reservar hotéis e descobrir o que fazer no destino exige um certo trabalho antes da viagem. Quem viaja de moto, então, sabe que passar em várias cidadezinhas na mesma viagem ou pegar alguns desvios é bem comum! Para que você aproveite o máximo de seu destino, damos várias dicas de como se organizar.

A planilha que disponibilizamos aqui é um modelo da que usamos em nossas viagens. Para editá-la, clique em “Arquivo > Fazer download como” ou faça login no Google e copie para seu Drive.

-> Baixe a planilha de viagem de moto aqui <-

1. Definir o orçamento

Defina quanto você pode gastar. A partir daí, defina pra onde ir, quantos dias ficar e como ir. Achamos assim mais fácil porque, dependendo do orçamento disponível, planejamos mais ou menos dias e escolhemos cidades mais próximas/distantes. Assim, não tem imprevistos como o dinheiro acabar no meio da viagem.

Aqui  tem uma dica de como economizar dinheiro para viajar. :P

2. Escolher as datas

Planeje quantos dias você vai ficar fora e quais as datas de saída e chegada em cada cidade. Isso facilita muito para reservar os hotéis e calcular distância que você vai andar por dia.

3. Escolher e pesquisar o destino

Pesquisar o destino antes ajuda a aproveitar tudo que o lugar tem de melhor. Além do destino em si, pesquise as cidades próximas que você quer ir e as atrações em cada uma. Com isso, você pode reservar hotéis, ver como estão as estradas, como é o clima na região etc.

Um site que gostamos muito é o Férias Brasil, que além das dicas do próprio site, tem as de turistas também.

Quando visitamos Boipeba/BA, pesquisamos TODOS os lugares antes de ir. Não perdemos nenhuma atração da cidade!
Quando visitamos Boipeba/BA, pesquisamos TODOS os lugares antes de ir e conseguimos ver todas as atrações da ilha!

4. Reservar hotéis

Com as datas e destino em mãos, é a hora de procurar e reservar hotéis! Aqui tem um post com dicas de como encontrar hotéis e pousadas baratos. Se você não tem certeza se vai ficar em determinada cidade, anote o nome e endereço de alguns hotéis. Fica mais fácil chegar na cidade e ir direto até ele.

5. Pesquisar atrações

Pesquise as atrações do lugar, quanto custa, que dia/hora abrem, quanto tempo demora. Assim você não perde a chance de visitar nenhum lugar.

Para visitar o Morro da Igreja, em Urubici/SC, é preciso pedir uma autorização antes.
Para visitar o Morro da Igreja, em Urubici/SC, é preciso pedir uma autorização antes.

6. Pesquisar comidas e festas típicas

Gostamos de pesquisar as comidas típicas do lugar e alguns restaurantes pra ir. Olhamos as as avaliações do TripAdvisor e principalmente dicas de blogs de viagem. Também é legal olhar se vai ter alguma festa típica ou atração na data que você vai.

Quando fomos para Pomerode/SC, pegamos a data da Festa Pomerana!
Quando fomos para Pomerode/SC, pegamos a data da Festa Pomerana!
Com tudo planejado, só falta arrumar os baús e partir! Boa viagem ;)

Veja também:

rosi

Adora viajar, fotografar e escrever. Nos últimos anos aprendeu a gostar de mato, sol e desapegar de malas gigantes. Dramática, mas não tão fresca quanto parece =P