07 Jan, 2018

4 dicas para economizar dinheiro para viajar

Vou te contar algumas dicas práticas de como você pode planejar seus gastos e economizar para investir parte desse dinheiro aproveitando o que a vida tem de melhor: viajando!

4 dicas para economizar dinheiro para viajar

1. Tenha uma planilha de gastos

Ter uma planilha de gastos faz bem não só para seus planos de viagem: é útil para qualquer plano de sua vida e pra ajudar no controle financeiro.

Não precisa ser mega fã de matemática ou se assustar com os números: a planilha é simples, onde você registra tudo que você recebe (seu saldo) e tudo que você gasta. Você pode incluir nela um valor poupança pra viagem, por exemplo.

Baixe aqui um modelo de planilha financeira e comece a usar

planilha de gastos pra download

Se preferir, você pode baixar um app como o Guiabolso ou o Mobills.

2. Economize um valor por mês

Sei que é comum muito comum ouvir “não sobra dinheiro pra poupar no fim do mês!”. Por isso, uma dica é rever suas prioridades e identificar onde você está tendo gastos que podem ser cortados se você quiser realmente priorizar uma viagem.

Por exemplo, se você pede delivery todo fim de semana, tente fazer as contas de quanto gastou no último mês (spoiler: não é barato!). Na hora de comprar algo, pense realmente na necessidade de ter aquele item ou se vai ser mais um objeto ou roupa repetida na sua casa. Leve seu próprio lanche pra faculdade ou trabalho ao invés de comprar fora. Cancelar a assinatura de TV à cabo ou diminuir o plano de celular também podem render uma grana extra.

O importante é começar a guardar o quanto conseguir e juntar pelo menos uma parcela do valor da viagem. Já é um ótimo começo!

3. A dica das 52 semanas

Essa dica funciona assim: durante um ano, você deposita a quantia indicada para cada semana da imagem abaixo.

No final de 52 semanas, você terá um total de R$ 1378! Parece pouco, mas se você adequar seu destino ao seu orçamento, com certeza vai conseguir passar pelo menos alguns dias fora. Se você for viajar com alguém, melhor ainda: vocês podem economizar juntos e isso dá quase R$ 3000!

4 dicas para economizar dinheiro para viajar

Uma dica legal também é começar economizando o maior valor agora e deixar o menor para o final. Assim, você pode investir o dinheiro usando uma conta digital como a do Nubank, que rende 100% do CDI na conta corrente, e ainda lucrar alguns reais a mais até o final do ano.

4. Planeje a viagem com antecedência

Essa dica é fundamental pra aproveitar promoções: durante o período em que estiver economizando, já comece a planejar a viagem.

Você pode se cadastrar em sites como Skyskanner ou Viajanet e receber avisos de quando as passagens de avião pro destino escolhido estão mais baratas. Se você vai de ônibus, ficar de olho no Buser, por exemplo. Alugar carro com antecedência também pode sair mais em conta!

Também ajuda muito pesquisar melhor os hotéis com antecedência. Inclusive, comprar pacotes promocionais pode ser uma ótima ideia se você já tiver disponibilidade nas datas oferecidas.

Você também pode ficar de olho em promoções no lugar que você está indo, como restaurantes e passeios. Geralmente, a compra antecipada de vouchers deixa o passeio bem em conta.

Outra vantagem de planejar é que, dependendo, você já viaja com tudo pago e não fica preocupado com as dívidas quando voltar. 😉


Tem mais alguma dica? Comente aqui para ajudar outros viajantes ;)

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário