03 Jan, 2017

7 dicas simples para comer bem durante a viagem

Uma das piores coisas que pode acontecer em uma viagem é passar mal por causa de alimentação 😥 Separamos 7 dicas pra evitar ciladas alimentares e para comer bem durante a viagem.

Elas também funcionam pra ajudar a ter uma alimentação mais equilibrada nos dias em que estiver fora. Apesar da gente querer provar todas as gostosuras do lugar, quando passamos muitos dias fora, sabemos que é importante equilibrar algumas refeições até pra ter disposição de continuar os passeios. Vem ver:

1. Leve seu próprio lanche

Essa dica quebra um galho enorme, não só pra viagem em si mas também durante os passeios. É legal sempre ter um lanchinho com você, como biscoito, castanha, fruta ou sanduíche. Também é importante sempre ter água, porque nunca sabemos onde vamos parar :P

Ideias de lanches para levar em viagem

Essa tática também evita (um pouco) a tentação de comer coxinha em todos as paradas da estrada, ou até de gastar horrores com lanches caros que nem são lá essas coisas.

Se você pretende fazer trilhas ou passar o dia fora em uma praia mais vazia, por exemplo, é fundamental levar um lanche, já que você não sabe se há onde comprar.

2. Não pare tarde para almoçar na beira da estrada

O melhor horário para almoçar na estrada, enquanto está viajando, é em torno de 11h30, pois a comida está fresca (principalmente em self-service, que é o mais comum de se achar) e o lugar não está cheio.

Já deixamos pra almoçar tarde demais váaarias vezes (em torno de 13h, 14h) e é bem comum encontrar só o final da comida ou, dependendo do lugar, nem encontrar almoço mais. :(

Tente também resistir à tentação de servir lasanha, feijoada, strogonoff e tudo que estiver no self service 🤣 Dá uma preguiça depois, e pegar estrada com sono é bem difícil!

3. Aproveite o café da manhã do hotel

Você concorda que a melhor coisa de ficar em hotel ou pousada é o café da manhã? Nós AMAMOS!

Aproveite essa hora pra fazer uma refeição reforçada e balancear as gordices que você sabe que comerá ao longo do dia com alguns alimentos mais saudáveis. Normalmente você encontra frutas fresquinhas, iogurte, granola…

Café da manhã do nordeste: mandioca cozida, banana da terra assada com canela, sucos naturais... <3
Café da manhã do nordeste: mandioca cozida, banana da terra assada com canela, sucos naturais… <3

Mas claro que não precisa ficar só nisso, né? Afinal, uma das melhores partes de viajar é poder provar comidas diferentes!

Cabanas Brisa dos Canyons

4. Evite comidas exóticas demais

Se você não está acostumado com pimentas, óleos, mariscos, alimentos muito gordurosos etc, evite ou coma em pouca quantidade. Já escutamos casos demais de turistas na Bahia que no primeiro dia mandaram ver aquela moqueca cheia de óleo de dendê e passaram alguns dias de molho…

Evite também comer coisas muito diferentes no dia anterior a viagem pra não passar mal na estrada. Ah, e leve sempre remédios pra dor de estômago, diarreia e enjôo com você – veja as dicas de quais remédios levar em uma viagem aqui.

5. Cuidado com sucos naturais e drinks

Outra dica importante que aprendemos com uma médica na Bahia que vale pra qualquer lugar onde você não tem certeza da procedência dos alimentos: só tome água mineral.

Da última vez que fui pra Bahia, tive infecção urinária e precisei ir em uma emergência. A médica disse que, em todos os anos em que estava morando naquela cidade, só tomava água mineral. Que não deveríamos de jeito nenhum tomar os sucos naturais ou drinks, pois nenhuma água era filtrada :(

Um drink num lugar incrível que pode ter sido culpado por alguns dias passando mal 😫

Infelizmente, não temos como saber a procedência dos alimentos, mas se puder opte por tomas bebidas assim em lugares que pareçam mais confiáveis ou confira antes se a água usada é filtrada mesmo.

6. Procure lugares mais “limpos” pra comer

Essa é uma complementar da dica acima! Nem sempre é possível e já comemos em váaarios lugares duvidosos (vulgo “podrão”).

Nessa hora, comer algo assado ou alimento industrializado pode ser melhor pra você do que algo mais “natural”, como os sucos. Resista aos salgados super gordurosos e outros alimentos que estragam facilmente, como sanduíches com maionese e alimentos com leite.

7. Balanceie as refeições

Claro que comemos muitas gordices durante a viagem, mas quem passa muitos dias fora sabe que não dá pra viver só de pizza e coxinha (infelizmente :P). Se você comeu tudo que tinha direito no almoço, coma algo mais light no jantar, por exemplo.

Nossa rotina geralmente é tomar um café reforçado no hotel, levar lanches pra comer durante a manhã (e às vezes ficamos até de tarde só com esses lanches e alguma bobeira que compramos) e aí jantamos gordice. Se almoçamos muito ou comemos muita “porcaria” durante o dia, comemos algo mais tranquilo no jantar (mesmo porque não aguentamos hahaha).

Vários tipos de comida como camarão no abacaxi, bife ancho com batatas, bruschettas, pizza, risoto e churro.

Ideias de lanches para passar o dia

Além de levar os lanches para passeios, sempre temos alguma coisinha no hotel pra quando bate uma fome. Veja algumas ideias de lanches baratos e gostosos:

  • Misto frio: pão de forma integral com queijo e presunto;
  • O clássico pão com salame (ou mortadela);
  • Bolo;
  • Sanduíche natural: gostamos de fazer com requeijão, milho, peito de peru e passas;
  • Biscoitos variados, como de polvilho;
  • Frutas já lavadas;
  • Castanhas ou frutas secas.
Ideias de lanches para levar em viagem

Cuidando um pouquinho melhor da alimentação durante a viagem, você vai ser sentir mais disposto até para passar o dia, andar mais e aproveitar muito seu passeio!

Tem mais alguma dica? Deixe um comentário contando como você faz pra se alimentar bem durante as viagens também!

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário