17 Aug, 2019

Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul

Canion fortaleza

O Cânion Fortaleza é um dos cânions da cidade de Cambará do Sul. O visual é muito diferente do Cânion Itaimbezinho e vale muito a pena conhecer os dois. Saiba quando ir, como funciona o parque e detalhes das trilhas.

Como chegar no Cânion Fortaleza

O acesso ao Parque Nacional da Serra Geral se dá pela cidade de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul. Explicamos como chegar em Cambará do Sul aqui, além de darmos dicas de pousada, restaurantes e outros passeios na região. Dá uma olhada!

Do centro de Cambará do Sul até a entrada do parque são 22km. A estrada é de terra e achamos bem tranquila, são mais ou menos 40 minutos de percurso. Ao passar da portaria do parque, um pouco mais a frente tem um estacionamento que leva até a trilha da Pedra do Segredo. Ande um pouco mais e você vai chegar no estacionamento da Trilha do Mirante.

Trilha do Mirante

A Trilha do Mirante tem uma vista de praticamente 360º do Cânion Fortaleza. São 3km de distância ida e volta. A trilha começa ampla e plana, quase uma estrada.

Canion Fortaleza

Mais ou menos na metade da caminhada tem uma subida com pedregulhos, mas bem tranquila. Depois tem mais um trecho de subida onde já é possível ver uma cachoeira maravilhosa.

Canion Fortaleza

Dependendo da visibilidade no dia, é possível ver parte do litoral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Canion Fortaleza

Venta muuuito no topo, tome cuidado pra não deixar sua blusa ou boné voar.

Canion Fortaleza

Na volta, ao invés de passar pela trilha que vai direto ao estacionamento, voltamos margeando as bordas do cânion. É muito bonito também e mostra outras paisagens, como o topo da cachoeira que vimos de longe.

Canion Fortaleza

Dicas para visitar a Trilha do Mirante

  • Leve blusa de frio pois venta muuuito no topo da trilha;
  • De manhã tem menos chance de ter cerração, então programe-se pra tentar visitar nesse horário;
  • Muito cuidado ao se aproximar das bordas do cânion.

Pedra do Segredo

Para chegar na trilha da Pedra do Segredo, deixe o carro na estrada mesmo, antes de chegar na portaria do parque. Há algumas poucas placas, ficamos um pouco perdidos e acabamos seguindo outros turistas. O trajeto tem 3km ida e volta.

Ande até chegar ao Rio Segredo.

Canion fortaleza

Siga pela direita até a cabeceira da cachoeira do Tigre Preto. Aqui é preciso muito cuidado: a trilha continua atravessando o rio. No dia achamos que não daria pra atravessar e ficamos esperando outros turistas pra ver por onde ir. Por fim tinha um grupo grande atravessando e fomos seguindo, escolhendo as pedras onde pisar pra não molhar os pés.

Após uma subida por pedras e terra escorregadias, chega-se a um mirante onde é possível ver a cachoeira do Tigre Preto de frente.

Pedra do Segredo
Cachoeira do Tigre Preto

A partir daí a caminhada é em uma trilha mais aberta, onde tem-se uma visão linda do cânion.

Não chegamos a ir até a Pedra do Segredo em si, só vimos de longe.

Pedra do Segredo

Informações sobre o Parque Nacional da Serra Geral

O Parque Nacional da Serra Geral atualmente não cobra entrada (2019) e possui as trilhas do Mirante e da Pedra do Segredo:

O parque não tem nenhuma estrutura, só uma guarita na entrada com um banheiro. Leve água e um lanche!

Quanto tempo leva para visitar o Cânion Fortaleza

Recomendamos que separe um dia pra visita. As caminhadas são um pouco mais longas e de um nível um pouco maior do que no Cânion Itaimbezinho.

Horário de funcionamento

O Parque fica aberto de 8h às 17h, todos os dias da semana.

Visite também: Cânion Itaimbezinho e Circuito das Águas

O acesso ao Cânion Itaimbezinho também fica em Cambará do Sul e é a atração mais visitada na região. Veja todas as informações aqui.

Canion Itaimbezinho

Saiba tudo sobre o Circuito das Águas e faça um passeio por cachoeiras incríveis!

Rota das Águas

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário