Bento Gonçalves

Bento Gonçalves: 3 dicas do que fazer na cidade

Bento Gonçalves é uma cidade da Serra Gaúcha muito conhecida pela produção de vinhos, como no Vale dos Vinhedos. Veja as dicas do que fazer por lá e monte o seu roteiro de passeio por Bento Gonçalves!

3 passeios para fazer em Bento Gonçalves

Além da linda cidade, os arredores de Bento Gonçalves tem muitas atrações. Vem ver as dicas:

1. Visitar as vinícolas de Bento Gonçalves

A região do Vale dos Vinhedos tem dezenas de vinícolas e restaurantes pra curtir bons vinhos, uma gastronomia deliciosa e paisagens lindas. Separe pelo menos um dia pra esse passeio! 

Veja todas as dicas do Vale dos Vinhedos aqui

Vinícola Miolo

2. Passear pelos Caminhos de Pedra

O roteiro Caminhos de Pedra é uma região, assim como o Vale dos Vinhedos, com várias atrações ao longo de uma estradinha secundária. Nesse roteiro você encontra a Casa do Chimarrão, Casa das Cucas, Casa das Ovelhas, vinícolas… todo tipo de gastronomia!

Veja todas as dicas do Caminhos de Pedra aqui

Caminhos de Pedra

3. Passeio de Maria Fumaça

Uma das atrações mais famosas de Bento Gonçalves é a Maria Fumaça, que sai de Bento e vai até Carlos Barbosa (ou vice-versa). O passeio incluir um tour no Museu da Epopéia Italiana, vinho e suco de uva à vontade antes do embarque e, dependendo o passeio escolhido, algumas atrações de dança no próprio trem. Você pode ver todas as opções na Giordani Turismo, que cuida da venda de ingressos.

Maria Fumaça Bento Gonçalves

Em Junho/19 o valor do ingresso estava R$ 160 por pessoa e incluía o transfer até a cidade de Carlos Barbosa (ou a cidade de volta), vinho/suco de uva e o ingresso para o Museu da Epopéia Italiana.

Restaurantes em Bento Gonçalves

Visitamos poucos restaurantes em Bento Gonçalves e amamos um deles! Vem ver:

Otto e Mezzo 

Vi a pizzaria Otto e Mezzo no Instagram quando estava planejando a viagem e já coloquei no roteiro. Somos fãs de pizza italiana e essa atendeu nossas expectativas demais!

otto e Mezzo
otto e Mezzo

A pizzaria funciona em um porão de uma casa, numa área residencial. As pizzas são pedidas no balcão e um garçom leva até sua mesa.

otto e Mezzo

O mais legal é que você fica por conta de pegar as bebidas nas geladeiras ou adega espalhadas pelo salão, pegar seus copos ou taças e anotar seu próprio consumo!

otto e Mezzo

Achamos o conceito muito diferente e a pizza estava maravilhosa. Não deixe de ir pelo menos uma noite (a casa estava lotada no dia que fomos, sugerimos tentar fazer reserva antes).

otto e Mezzo

Restaurante Dona Carolina

O restaurante Dona Carolina fica no próprio Castelo Bienvenuti, onde estávamos hospedados. Resolvemos experimentar um dia mas achamos que não foi tão memorável pelo custo-benefício.

Restaurante Dona Carolina

As receitas são caseiras e estão espalhadas por todo o salão, que é muito aconchegante. Comemos sopa de capeletti e um prato que não lembro o nome, tipo um creme de queijo.

Restaurante Dona Carolina
Restaurante Dona Carolina

Por outro lado, o capricho com os detalhes, o ambiente e a decoração são ótimos!

Hospedagem em Bento Gonçalves: Castelo Bienvenuti

Quando vi as fotos do Castelo Bienvenuti fiquei louca pra ir! Confesso que, apesar de super chique e lindo, foi meio decepcionante porque ele fica na beira da rodovia e os arredores não tem nada de “castelo” ou clima medieval rs. 

Castelo Benvenutti

Como pegamos uma promoção do Booking durante a semana, o valor super compensou o luxo. 

Castelo Benvenutti
Castelo Benvenutti

Uma dica é procurar nas cidades próximas, como Garibaldi e Farroupilha, que ficam a no máximo meia hora de distância e podem ter opções mais em conta. Em Farroupilha ficamos no Hotel Di Capri e achamos muito bom!

Como chegar em Bento Gonçalves

Chegamos de avião no aeroporto de Porto Alegre e alugamos um carro para andar pela região. São 115km de POA até Bento Gonçalves, mas nós saímos de Cambará do Sul pois passamos alguns dias por lá.

Visite também: Parque do Salto Ventoso em Farroupilha

Farroupilha é uma cidade que fica a 30km de Bento Gonçalves e nos hospedamos lá alguns dias. Por isso, acabamos conhecendo o Parque do do Salto Ventoso.

Salto Ventoso, Farroupilha

A entrada custa R$ 10 por pessoa e é possível andar por trás da queda d’água da cachoeira.

Salto Ventoso

O parque já foi cenário de filmes como O Quatrilho e da minissérie Quinto dos Infernos. Tem algumas trilhas, mas como estava no final do dia só andamos até a cachoeira.

Parque Salto Ventoso