17 Jul, 2015

Lavras Novas: conheça esse vilarejo aconchegante em Minas Gerais

Esse post deveria se chamar “Como nos apaixonamos por Lavras Novas em um fim de semana“! O vilarejo é um destino bem romântico e recomendamos pra dar uma fugida de Belo Horizonte. É uma delícia de lugar, ainda mais no frio. Saímos de lá querendo voltar, pra morar numa casinha com vista pras montanhas… Vem ver as dicas de onde se hospedar, onde comer e o que fazer.

Como chegar em Lavras Novas

Lavras Novas fica a 120km de Belo Horizonte. Saímos em um sábado às 8h e chegamos em torno de 9h30.

Quando passamos pelo trevo de Ouro Preto, o tempo ficou gelado, e logo depois piorou! Na estradinha pra Lavras Novas tem alguns trechos sem asfalto. São uns 7km de estrada de terra, mas é bem batida e super tranquila.

Lavras Novas

Nessa hora a gente nem conseguia ver a estrada, de tanta cerração (a foto abaixo é de outra vez que fomos). Um friooooo que nunca passamos antes de moto!

Chegando no centro

A cidade parecia fantasma, não se via uma janela aberta nem ninguém na rua. Chegamos com as roupas úmidas e tudo que a gente encostava parecida molhado. Adriano quase voltou pra casa porque segundo ele “não sabia lidar com o frio” :P

A cidade é bem pequena e andamos a pé para todos os lugares, pois ficamos em um chalé pertinho da rua principal.

O que fazer em Lavras Novas

Antes de ir pesquisamos algumas coisas pra fazer, como cachoeiras e trilhas, mas cadê animação de sair com o frio que estava fazendo?

No sábado, saímos pra almoçar e aproveitamos pra passear pela cidade. Seguimos a rua principal em direção à entrada da cidade, a mesma pela qual chegamos. Tem uma igreja, muitos restaurantes, mercadinho, farmácia etc.

Lavras Novas

Achamos também um mirante escondido. Tem uma plaquinha discreta e fica a alguns metros da rua principal. Vale a pena pra passear!

No domingo, seguimos a avenida principal em direção ao final da cidade e descobrimos muito mais restaurantes e casinhas fofas.

Andamos até começar uma estradinha de chão que dava em uma trilha, mas não sabíamos até onde ia. Eu (claro) quis voltar. Acabamos ficando curtindo o sol nas pedras e admirando a vista.

Cachoeiras em Lavras Novas

Lavras Novas tem algumas cachoeiras, como a Cachoeira Três Pingos, dos Prazeres, do Pocinho, dos Namorados, do Falcão e Castelinho. Infelizmente ainda não visitamos nenhuma porque sempre que fomos estava muuuito frio e não animamos, mas está na nossa lista pra contar pra vocês ;)

Onde se hospedar em Lavras Novas

Ficamos no Chalés Kazulo (que agora parece se chamar Suítes Doce Docê). São 4 apartamentos muito bonitinhos, perto do “centro” da cidade (que é praticamente só uma rua). A diária foi R$ 150 com café. A vista é muito bonita, o quarto é aconchegante, tem varanda, um sossego só. A única parte ruim foi sentir tudo úmido, porque estava muuuito frio. Sugerimos para os donos um aquecedor no quarto pra ajudar ;D

Lavras novas pousada

O café da manhã é na Doce Docê, uma doceria ao lado da pousada. Teve pão, bolos caseiros, pão de queijo, suco, chá… simples e muito gostoso. No dia que chegamos também fomos direto pra lá tomar café e chá quentinhos <3

A vista do nosso quarto… aiai, como faz pra acordar assim todo dia?

Lavras Novas

Dica: escolha uma pousada perto da rua principal. É muito mais agradável andar a pé do que de carro por lá.

Restaurantes em Lavras Novas

Visitamos alguns restaurantes e lanchonetes, mas o que não falta na cidade são opções de cafés, docerias e comidas incríveis.

Villa Dos Tigres

Fomos ao restaurante Villa dos Tigres no sábado, após andar e andar por vários restaurantes, que fica perto da entrada da cidade. Pedimos costelinha com mandioca na manteiga de garrafa, mas a costelinha estava seca e o prato estava bem normal. O lugar estava cheio, atendimento demorou, com música ao vivo super alta (um defeito da maioria dos lugares lá). O total ficou em R$ 80, e não achamos que valeu tanto a pena.

Restaurante da pousada Serra do Luar

No domingo almoçamos no self-service Serra do Luar, de comida mineira, servida no fogão a lenha. Pagamos R$ 15 cada com sobremesa. Porém chegamos tarde e as coisas já estavam acabando.

Casinha Torta Bar e Restaurante

A Casinha Torta é um restaurante que funciona em uma casinha “torta”, uma gracinha! Comemos pão de mel (R$ 5 cada), e estava uma delícia.

Outros restaurantes e lanchonetes

O lugar mais gostoso, pra ser sincera, foi um pastel de R$ 3 que comemos no caminho para o mirante citado aí em cima. Era na casa de uma dona mesmo, ela fritou na cozinha dela, e estava muito bom!

Ficamos com vontade de ir no Pizza Nostra, que parece ser muito bom, e em um restaurante medieval, o Restaurante Santo Graal.