29 Oct, 2014

Lapinha da Serra: um refúgio em meio às montanhas

Lapinha da Serra é um vilarejo próximo a Serra do Cipó, cercado por montanhas, lagos e cachoeiras. Veja como chegar, quais cachoeiras visitar e mais!

Vista panorâmica da Serra do Espinhaço em Lapinha da Serra

Como chegar em Lapinha da Serra

Levamos 3h de moto de Belo Horizonte até Lapinha da Serra, passando por Lagoa Santa, pela Serra do Cipó e finalmente Santana do Riacho, a cidade mais próxima. São mais ou menos 150km a partir de BH.

A estrada entre a Serra do Cipó e Santana do Riacho é maravilhosa: segue pelo alto da serra, no meio do nada (e com isso eu quero dizer que: vimos um ou outro carro passando, as casas eram bem longe da estrada e eu estava meio desesperada de acontecer alguma coisa e a gente ficar abandonado ali pra sempre. Ninguém nunca assistiu Viagem Maldita?).

Lapinha da Serra

A estrada é asfaltada até Santana do Riacho, e depois são 12km de estrada de chão até Lapinha da Serra (a estrada é bem boa, mas poeirenta!).

Lapinha da Serra

A lagoa de Lapinha da Serra

A represa da usina Coronel Américo Teixeira fica entre a serra e a cidade. São duas lagoas e, na mais próxima, que fica praticamente no final da rua principal, é permitido nadar e andar de caiaque.

Lagoa de Lapinha da Serra

É CLARO que não nadei e não deixei o Adriano entrar. E os afogamentos em águas paradas? E a areia movediça? :P

Córrego Boqueirão

Cachoeiras em Lapinha da Serra

Seguindo pela beira do lago principal, há uma trilha que leva a algumas cachoeiras e a um mirante. As únicas cachoeiras que visitamos em Lapinha foram as que ficam dentro da cidade mesmo, do córrego Boqueirão. As quedas estavam completamente secas, mas tinham alguns poços onde algumas pessoas estavam curtindo.

Poço do Boqueirão

Um pocinho pequeno mas muito bonito.

Boqueirão em lapinha da serra

A água do Poço do Boqueirão é a mais bonita que já vi em uma cachoeira!

Boqueirão em lapinha da serra

Poço do Pulo

Um pouco mais acima, tem um poço maior onde o pessoal costuma saltar. A queda da cachoeira estava seca por causa da falta de chuva.

Poço do Pulo no córrego Boqueirão

Pico da Lapinha

Seguindo pela mesma trilha, começamos a subir por um caminho (que não é trilha, veja bem, é apenas um amontoado de pedras com vestígios de trilha) até ter uma vista da cidade.

Como cobras e outros bichinhos adoram se esconder em pedras, principalmente perto da água, imagina minha diversão de estar prestes a ver um desses seres grudado na minha canela?

Vista da lagoa e povoado de Lapinha da Serra
Vista da lagoa e povoado de Lapinha da Serra

Não subimos até o Pico da Lapinha, que dizem ter uma vista de 360° da cidade e da Serra do Cipó.

A subida seguindo o curso do córrego do Boqueirão
A subida seguindo o curso do córrego do Boqueirão

Cachoeira do Lajeado

Tentamos ir na Cachoeira do Lajeado, que era a mais perto pra ir a pé, mas eram 5km de ida e não tinha absolutamente NINGUÉM indo pra lá.

A nativa nos disse: “Fica a mais ou menos 1h30 daqui, você vai seguindo as porteiras, não tem como errar”.

Mas, como é nativo E mineiro, imaginei que fossem umas 3h de caminhada. Não tinha UMA SOMBRA no caminho, que era no meio de um pasto, por isso várias porteiras. Na metade do caminho (que significou uns 40min) desisti de ir com medo dos clássicos sequestradores-assaltantes-etc.

A cidade toda estava bem vazia, na verdade, e os turistas estavam indo pra cachoeira do Boqueirão (não sei como couberam dezenas deles no único poço que tinha água).

Aqui tem um trechinho da nossa viagem, incluindo o caminho pra Cachoeira de Lajeado:

Ah, também reparamos que o pessoal não era farofeiro. Não sei se é porque tem várias placas de que é proibido levar churrasqueira, isopor e bebidas pras cachoeiras (tinha até uma escrito “Farofeiros não!”), mas realmente ninguém estava levando nada. Tudo estava bem limpinho, acho que o lugar não foi descoberto ainda :P

OBS: já ouvimos de outras pessoas que foram mais recentemente que lá costuma ficar bem cheio, mas tente evitar feriados se puder.

Outras cachoeiras: Bicame, Rapel e Paraíso

As outras cachoeiras que olhamos, do Bicame, do Rapel e do Paraíso, também eram bem distantes a pé e acabamos não indo.

Vimos que tem alguns lugares que alugam bicicletas pra ir, o que pode ser bem legal pra quem estiver animado!

O vilarejo de Lapinha da Serra

Lapinha da Serra fica aos pés do Pico do Breu, ponto mais alto da Serra do Cipó. Por toda a estrada você consegue enxergar a Serra do Espinhaço e, entrando na cidade, você já fica de cara com o paredão enorme de pedra.

Centro de Lapinha da Serra

A maioria das casas parece ser de aluguel. Tem uma igrejinha, restaurantes e bares que vimos com pouquíssimo movimento (mas não saímos à noite).

Bar do Bode Marley :P

Quando fomos em 2014, não pegava nenhum celular, mas tinha orelhões na cidade (na época estavam funcionando, mas parece que não é sempre assim).

Restaurante Moendas

Almoçamos no restaurante Moendas, que fica na beira da lagoa. É self-service com fogão a lenha, não lembro quanto pagamos mas foi bem em conta.

Lapinha da Serra
Lapinha da Serra

Ainda teve pausa pra nadar na lagoa :P

Lapinha da Serra

Restaurante e Pousada do Jacaré, em Santana do Riacho

Em uma das vezes que fomos, Almoçamos em Santana do Riacho no restaurante e pousada do Jacaré. Self-service à vontade com comida simples (arroz, salada e feijoada) por R$ 10.

Obs: não sabemos se era realmente à vontade, porque o Adriano pediu pra dona pra repetir como se estivesse em casa! Mas o prejuízo dele foi descontado no meu prato, que fiquei no arroz, salada e linguiças catadas da feijoada.

Centro de Santana do Riacho

Onde se hospedar em Lapinha da Serra

Alugamos um chalé no “O Canto dos Chalés“. O lugar estava novinho, super bem decorado, adoramos! A única coisa que sentimos falta (o Adriano muito, extremamente mais do que eu) foi um ventilador. Na noite que esfriou um pouco os mosquitos atacaram, então é bom levar repelente. A vista do chalé é pra serra, muito bonita mesmo!

O chalé tem uma cozinha completa e levamos algumas comidinhas e fizemos as refeições por lá mesmo. Fica a dica pra quem quer economizar na viagem!

chalé em lapinha da serra

Lapinha tem muuuuitas casas pra aluguel, inclusive algumas bem grandes pra ir com amigos, além de pousadas. Você pode pesquisar algumas opções de hospedagem aqui.

Passeio com motoclube em Lapinha da Serra

Fomos outra vez pra Lapinha com um passeio de um motoclube, em novembro de 2015, e o visual das motos naquela paisagem foi de tirar o fôlego!

Lapinha da Serra

Tinha mais ou menos 15 motos e foi nosso primeiro passeio com muita gente.

Lapinha da Serra
Lapinha da Serra

Pessoal animadíssimo pra estrada de chão!

Lapinha da Serra

Dá uma olhada no vídeo pra sentir a emoção também:

O caminho de volta de Lapinha da Serra

A volta, resumindo, foi a chuva mais longa que pegamos de moto. É claro que não estávamos 100% preparados, mas a viagem é COM EMOÇÃO, né?!

Derrota chegando em casa :(

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário