cachoeira da caverna serra do cipo

Cachoeira da Caverna – Serra do Cipó/MG

A Cachoeira da Caverna fica a 15km do centro da Serra do Cipó. Vem ver as dicas de como chegar e ainda conhecer o Rio Cipó!

Como chegar na Cachoeira da Caverna

Seguindo pela estrada principal, no sentido Lapinha da Serra, há uma placa indicando a entrada para Serra Morena. O trecho de estrada de chão é de 9km e a estrada estava muito boa quando fomos (agosto/2017). Tem alguns trechos com areia e muita poeira, então é bom tomar cuidado ao pilotar.

MVI_8842.00_03_03_19

A cachoeira fica em propriedade privada e a entrada custa R$ 20 por pessoa. No local também funciona um camping e, caso não tenha ninguém na portaria, é só buzinar ou chamar na casa próxima que abrem o portão.

A cachoeira fica a uns 200m da entrada e a trilha é bem marcada. Em alguns locais é íngreme e com muitas pedras.

cachoeira da caverna serra do cipo

cachoeira da caverna serra do cipo

A maior dica é ir em torno de 12h. A luz do sol deixa a água cristalina e esverdeada. Fomos umas 14h e a maior parte já estava na sombra =/

 

Topo da cachoeira

Ao pegar a trilha para a cachoeira, há uma entrada logo no começo que leva ao topo. Há um poço onde dá pra entrar também. Dá uma olhada no vídeo acima pra ver como é!

Descendo mais um pouco e pegando mais uma trilha curtinha, tem um pocinho com uma margem boa pra entrar:

cachoeira da caverna serra do cipo

 

Rio Cipó

Depois de passar pela queda da cachoeira, seguindo direto a trilha por alguns minutos, é possível chegar até o Rio Cipó. Imperdível ir até lá!

cachoeira da caverna serra do cipo

Tem uma prainha do outro lado da margem mas não chegamos a atravessá-lo.

 

Como chegar na Serra do Cipó

Saindo de Belo Horizonte, pegue a Linha Verde sentido Confins. Antes do aeroporto, pegue a saída para Lagoa Santa. Você vai passar por dentro da cidade e depois pegar a estrada para Serra do Cipó. É tudo bem sinalizado e todo o caminho é asfaltado. Fica a 100km de BH.

Conheça outras atrações na Serra do Cipó:

rosi

Adora viajar, fotografar e escrever. Nos últimos anos aprendeu a gostar de mato, sol e desapegar de malas gigantes. Dramática, mas não tão fresca quanto parece =P