Tenho medo de andar de moto, como posso viajar mais tranquila?

Uma pessoa me contou que iria viajar para o Chile de moto, porém tinha um detalhe: ela morria de medo de andar de moto! Dei algumas dicas pra ela do que me faz sentir mais segura na garupa e resolvi compartilhar, porque podem ser úteis pra mais gente :)

Confie no piloto

Pra mim, essa é a mais importante de todas! Se você não conhece o jeito da pessoa que está pilotando ou tem medo que ele/ela seja muito inexperiente ou faça alguma “besteira”, não vá. É como andar de carro com quem você não conhece (quem dirige sabe que isso é péssimo!).

Use equipamentos adequados

Use roupas com proteção, como jaqueta, calça jeans, bota, luvas e um bom capacete. Essas roupas e acessórios dão uma segurança maior, além de você ficar mais confortável durante a viagem.

Comece fazendo viagens curtas

Comece com uma viagem pequena, de uns 60km. Assim você acostuma aos poucos com a estrada, com a moto, a posição, o piloto, a velocidade…
Se você NUNCA andou de moto, o ideal é começar andando dentro da cidade mesmo em trajetos menores.

Escolha o dia e lugar

Escolha dias, horários e lugares mais tranquilos para sair. O excesso de trânsito ou estradas perigosas podem te deixar mais insegura.

Não corra

O que me deixa mais tranquila nas viagens é que a gente vai devagar (90, 100km/h). Se o piloto empolgar e correr demais, faça como eu e reclame kkk (em velocidades mais altas eu realmente sinto medo, não vou nem comentar todas as desgraças que passam pela minha cabeça! Mas isso é raro de acontecer).

Pare para descansar

A cada 80/100km paramos pra tomar uma água, dar uma esticada, abastecer… isso faz muita diferença e ajuda a manter a atenção, espantar o sono, principalmente do piloto. No meu caso, tem vezes que até cochilo na garupa (mas não recomendo viu, é mais forte que eu… hahaha). Quando isso acontece a gente tenta parar e movimentar um pouco pra “acordar”.

Viajamos no máximo uns 400km/500km por dia, porque normalmente perto disso já começamos a ficar muito cansados.

Viaje mais cedo e de dia

É bom se programar para parar pra dormir e não tentar esticar a viagem até quanto der. No fim da tarde vocês já estão mais cansados, com pressa de chegar no lugar, acabam correndo mais, os outros motoristas também… é sempre bom evitar. Fora que a noite a visibilidade já é pior.

No dia seguinte, depois de descansados, saiam cedinho pra pegar menos movimento e evitar o calor. Se estiver chovendo muito, parem até passar um pouco. Quanto menos motivos pra estressar ou preocupar, provavelmente menos medo você vai ter.

Intercomunicador

Uma coisa que ajudou muito na última viagem longa que fizemos foi um intercomunicador. Vocês podem ir conversando e isso te distrai de focar só no medo. Dá pra garupa ouvir música também :)

Essas são as dicas do que me deixa mais tranquila durante a viagem de moto! Você também tem alguma? Compartilhe comigo aqui :)

rosi

Adora viajar, fotografar e escrever. Nos últimos anos aprendeu a gostar de mato, sol e desapegar de malas gigantes. Dramática, mas não tão fresca quanto parece =P