Itambé do Mato Dentro: Cachoeiras da Serenata, Lúcio e Vitória

Itambé do Mato Dentro é uma região cheia de cachoeiras, perfeita pra quem está procurando um lugar de fácil acesso e próximo a Belo Horizonte. Veja como chegar, onde ficar e quais cachoeiras visitar!

COMO CHEGAR EM ITAMBÉ DO MATO DENTRO

É possível chegar pela BR 381 ou passando pela Serra do Cipó. Escolhemos esse último pra aproveitar a paisagem e para fugir do trânsito da 381.

Até Morro do Pilar a estrada é de asfalto. Depois são 35km de estrada de terra (bem conservada, mas com trechos de muita areia) até Itambé do Mato Dentro. Se for de moto, vale tomar cuidado com os trechos de areial.

No total, são 35km de estrada de terra,190km e 3h30 de viagem. Veja no mapa abaixo:

Indo pela BR 381: siga sentido Caeté > Bom Jesus do Amparo > Ipoema > Sra. Do Carmo > Itambé. No total são 120km, tudo asfaltado.

CACHOEIRA DO LÚCIO

A Cachoeira do Lúcio fica logo na saída pra Cabeça de Boi, a 1km de Itambé. Estava bem cheia quando fomos, é bem bonita e de super fácil acesso. A entrada é gratuita. Tem um pequeno estacionamento na beira da estrada e uma descida de uns 5min até ela.

Cachoeira do Lúcio em Itambé do Mato Dentro
Cachoeira do Lúcio em Itambé do Mato Dentro

CACHOEIRA VITÓRIA

Fica a 4km de Itambé do Mato Dentro, também na estrada que vai pra Cabeça de Boi. Vimos a placa do lugar e paramos na beira da estrada, onde aparentemente o pessoal deixa os carros. Andamos um pouco e vimos duas trilhas distintas, mas não sabíamos qual ia pra cachoeira e qual ia pro Mirante do Pico do Itacolomi de Itambé, nem a distância. Preferimos (eu) voltar, porque não tinha uma alma no lugar e não sabíamos pra onde estávamos indo. :P

Cachoeira Vitória em Itambé do Mato Dentro

Pesquisando depois, vimos que a trilha é de mais ou menos 500m, porém vale perguntar antes qual delas leva à cachoeira.

CACHOEIRA DA SERENATA

Nesse dia, depois de almoçarmos em Itambé, perguntamos pro moço do restaurante se a estrada pra chegar nessa cachoeira estava boa. Já estava traumatizada com os morros derrapantes e carros atolados e não estava afim de passar por isso de novo.

Ele nos disse que tinha alguns morros, sim, e que o último deles estava bem esburacado e as pessoas deixavam o carro na estrada e iam a pé até a cachoeira.

Cachoeira da Serenata em Itambé do Mato Dentro

Pois bem, pegamos a estrada e os morros só ficavam mais íngremes. Chegou em um que resolvemos não arriscar descer, pois se chovesse ia ser bem difícil subir. Deixamos o carro na beira da estrada e pegamos nossas coisas. Andamos mais ou menos uns 1,5km a pé até a entrada da cachoeira, só descendo infinito.

A propriedade é particular e o morador mesmo nos recebeu. A entrada foi R$ 5 por pessoa e o local tem estacionamento (que não usamos, porque o carro estava a quilômetros de distância morro acima). De carro, são 9km até lá.

Cachoeira da Serenata em Itambé do Mato Dentro

Andamos mais 1km até a cachoeira e a recompensa foi linda! O caminho é margeando o Ribeirão do Funil, e logo no começo há a Cachoeira do Moinho, uma queda com uma construção de moinho abandonada.

Cachoeira da Serenata em Itambé do Mato Dentro

Seguindo mais a frente há a cachoeira da Lapoa, que não chegamos a ir. A trilha até a cachoeira da Serenata tem setas brancas pintadas nas pedras.

Mais abaixo, quase chegando na margem do Rio Preto do Itambé, a esquerda fica a trilha pra cachoeira e a direita, subindo algumas pedras, tem a vista desse cânyon maravilhoso:

Cânyon da Cachoeira da Serenata em Itambé do Mato Dentro

A cachoeira da Serenata tem uma prainha de pedrinhas e areia e o poço é bem tranquilo pra entrar. Um ponto muito bom é que a água não é tão gelada quanto se espera de cachoeiras :P

Cachoeira da Serenata em Itambé do Mato Dentro
Cachoeira da Serenata em Itambé do Mato Dentro

O morador vende água no local e vimos em alguns lugares que também oferece refeições caseiras pra quem quiser combinar com ele.

MAPA DAS CACHOEIRAS

Veja onde fica cada cachoeira nesse mapa:

RESTAURANTE EM ITAMBÉ DO MATO DENTRO

Almoçamos duas vezes nesse restaurante, que fica na rua principal da cidade, em cima do banco Bradesco (e é também um hotel). A comida é simples e gostosa e custou R$ 33,90 o kg.

Restaurante em Itambé do Mato Dentro

CONHEÇA TAMBÉM: CABEÇA DE BOI

Cabeça de Boi é um povoado a 8km de Itambé e tem cachoeiras lindas, como a do Intancado, da Maçã e dos Macacos. Clique aqui para descobrir como chegar nas cachoeiras e onde ficar!

Cachoeira do Intancado em Cabeça de Boi