16 Sep, 2015

Barra da Lagoa, em Florianópolis: onde ficar e o que fazer

Florianópolis foi a cidade onde ficamos mais tempo em nossa rota de moto no sul do Brasil. Foram 8 dias conhecendo as praias da região. Ficamos na Barra da Lagoa e contamos aqui todas as nossas dicas!

Barra da Lagoa

Como é a praia de Barra da Lagoa, em Florianópolis

A praia de Barra da Lagoa tem um canal que liga a lagoa ao mar e o lugar é bem gostoso, de água limpinha.

Barra da Lagoa

Vimos até golfinhos na praia! :O

Barra da Lagoa

O lugar é cheiooo de paraguaios e argentinos, vimos muito mais que brasileiros. Tem muitas opções de restaurante e várias lojinhas, a infraestrutura é muito boa.

Barra da Lagoa

Onde se hospedar na Barra da Lagoa

Quase desistimos de ficar em Florianópolis por conta dos preços caríssimos das diárias. Por sorte, encontramos um anúncio no AlugueTemporada dos “Apartamentos do Jaime” (as fotos do site são bem fiéis). A diária saiu em mais ou menos R$ 110, para uma kitnet com cozinha equipada, banheiro e quarto com ar condicionado.

Hospedagem em Barra da Lagoa

O Jaime nos recebeu e foi muito simpático e solícito com nossos pedidos. Ficamos no segundo andar com direito a varanda. Os apartamentos são novos, limpos e bem equipados. A garagem fica ao lado dos apartamentos e não é fechada, mas a vizinhança nos pareceu muito tranquila, não tivemos nenhum problema, inclusive para sair a noite. O ambiente é bem familiar, nem barulho a gente ouvia.

Dá pra ir a pé pra praia (são uns 7 quarteirões) e tem muito comércio perto. A rua é sem saída e no final dela, ao lado dos apartamentos, tem um píer e o canal da Barra da Lagoa.

Barra da Lagoa

Restaurante na Barra da Lagoa: Pizzaria Mão Na Massa

No centro da Barra da Lagoa tem uma feirinha com várias comidas e artesanatos. Tem muuuuitos restaurantes, bares e lojinhas, e no dia também encontramos uma bateria de escola de samba, roda de capoeira e uma banda de blues!

Decidimos comer na Pizzaria Mão na Massa e foi uma das coisas mais gostosas que comemos na viagem. A pizza é maravilhosa, não deixe de ir (a gente foi dois dias seguidos). Amamos, principalmente a margherita! <3

Restaurante na Barra da Lagoa: Pizzaria Mão Na Massa
Restaurante na Barra da Lagoa: Pizzaria Mão Na Massa

Mirante Ponto de Vista, na Barra da Lagoa

O mirante fica próximo a Praia Mole e tem uma vista muito bonita da Barra da Lagoa.

Mirante Ponto de Vista, na Barra da Lagoa

Na orla da lagoa tem um serviço de barco-ônibus que vai parando ao longo da orla em restaurantes e cachoeiras. Acabou que não deu pra ir, mas fica a dica se você for :)

Piscinas naturais da Barra da Lagoa

Tentamos visitar as piscinas naturais mas foi meio totalmente frustrante.

No dia não parava de chover, e quanto deu uma estiada resolvemos ir conhecer. Fica a uns 15min a pé da praia. Depois de passar por uma trilhazinha praticamente dentro de algumas casas, em um morro, chegamos na parte com mato fechado e lama. Após atravessar com dificuldade, chegamos nas tais “piscinas”.

Como a maré estava cheia e o tempo não ajudou, não vimos nada de mais. Nem tem foto porque não levamos câmera.
Como se não bastasse, o tempo aberto foi só uma pegadinha e começou a chover. “Invadimos” uma barraca abandonada e esperamos o pior passar, mas voltamos bem molhados (pela trilha mais lamacenta ainda).

Aparentemente o lugar é lindo, olha só essas fotos! A gente deu foi azar mesmo.

piscinas naturais de barra da lagoa

Projeto TAMAR, em Barra da Lagoa

O projeto Tamar fica na Barra da Lagoa e a entrada custa R$ 5 por pessoa. Dá pra ver as tartarugas de pertinho e elas são enormeeees! É muito bonito!

Projeto TAMAR, em Barra da Lagoa

Projeto TAMAR, em Barra da Lagoa

O passeio é guiado e vale muito a pena, adoramos!

Projeto TAMAR, em Barra da Lagoa
Projeto TAMAR, em Barra da Lagoa

Último dia em Barra da Lagoa

No último dia em Florianópolis, estávamos determinados a conseguir boas lembranças do lugar. Passamos o dia na Barra da Lagoa e, como bons turistas, ficamos naquele estado maravilhoso de não fazer nada e olhar pro mar.

Barra da Lagoa, Florianópolis



A praia encheu, o dia estava azul e o sol quente até enganou a água gelada. Foi o dia que mais aproveitamos a praia!

Barra da Lagoa, Florianópolis

Mais pro finalzinho da tarde entramos na água e vimos água viva. As malditas perseguiram a gente todos os dias! Levei uma leve picada de uma e acabamos encerrando o dia aí.

Essa foi nossa estada em Florianópolis. Tivemos bons dias, alguns dramas, foi ótimo para conhecer, mas acho que não é um lugar que a gente voltaria pra curtir praia. Pelos posts, parece que a gente ficou frustrado com o lugar. E ficamos um pouco mesmo. Saudades Bahia, água quente e transparente, sol e praias lindas <3


Acompanhe as praias que visitamos em Florianópolis

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário