Cachoeiras na região de Ipoema (Estrada Real)

A região de Ipoema, que fica a mais ou menos 90km de Belo Horizonte, faz divisa com o parque da Serra do Cipó e tem inúmeras cidadezinhas e cachoeiras para visitar. Conheça algumas!

Como chegar

Para chegar na região, pegue a BR 381 sentido Vitória. A primeira parada é Nova União, cidade que fica a mais ou menos 70km de Belo Horizonte. Sugerimos começar por lá pois é a primeira cidade e já tem atrações pra visitar. Por ela, você pode visitar as outras passando por dentro, em estradinhas de terra tranquilas.

Encontramos esse mapa bem útil com as cachoeiras da região:

 

Cachoeira Alta – Nova União

Essa cachoeira fica no povoado de Altamira, a uns 20km de Nova União. É uma das mais altas da região. Para chegar nela é preciso fazer uma pequena trilha pela margem do rio.

A gente foi em época de seca e a queda estava quase sumindo:

Morro Redondo

Capela Senhor do Bonfim: fica no topo do morro e tem uma vista linda da região.

IMG_7928

IMG_7974

Cachoeira do Morro Redondo: A entrada é na beira da estrada e a cachoeira fica em terreno particular. Tem uma pequena trilha até ela.

Cachoeira Alta - Ipoema

O lugar tem área de camping e uma cachoeira enorme. Se chama Fazenda Cachoeira Alta e fica à 12 Km de Ipoema. A entrada custa R$ 10 por pessoa.

Fazenda das Laranjeiras

Próximo a Ipoema, achamos que é essa cachoeira mesmo que visitamos (não lembramos do nome :/). É um rio com algumas corredeiras tranquilas. A entrada custa R$ 5 por pessoa.

Dá pra visitar todas essas em um dia, mas tem tantas atrações por perto que sugerimos pelo menos um fim de semana pra conhecer com calma e dar um mergulho em cada uma! =)

rosi

Adora viajar, fotografar e escrever. Nos últimos anos aprendeu a gostar de mato, sol e desapegar de malas gigantes. Dramática, mas não tão fresca quanto parece =P