capa-post-castelhanos

Boipeba: Ponta dos Castelhanos e passeio de barco em volta da ilha

Uma das opções de passeio em Boipeba é a volta a ilha de barco. Vem ver como é e quais lugares você vai conhecer.

Como funciona o passeio

Os passeios de barco saem de Boca da Barra, a praia mais próxima do atracadouro de Velha Boipeba. Pagamos R$ 80 (o casal) para um passeio de lancha com mais umas 4 pessoas, que saiu às 10h e voltou em torno de 16h.

gopr0536

Geralmente os passeios passam pelas piscinas naturais de Moreré, Ponta dos Castelhas, Coroa Grande e Cova da Onça. Vale olhar antes se a maré está boa pra parar em todos os lugares. Nosso roteiro foi assim:

Ponta dos Castelhanos

Foi a primeira parada do passeio. A praia é deserta e cercada por um manguezal.

gopr0545

Como as outras, na maré baixa se formam várias piscinas naturais. Em uma das enseadas o mar encontra com o rio. É bem gostoso pra nadar!

gopr0578

img_9027

Há um manguezal onde é possível ver vários bichinhos e peixes bem pertinho da areia.

img_9004

gopr0572

Encontramos até uma jibóia em um coqueiro na beira da praia! :O

img_9008

Nessa praia tomamos a melhor caipirinha da viagem, uma de biriri com cacau. Em breve vamos publicar o vídeo mostrando como foi feita ;D

Piscinas naturais de Moreré

O dia estava nublado e a maré não estava tão baixa, então ficamos só uma meia hora nas piscinais naturais de Moreré. Lá vale mais a pena ir em um passeio separado pra passar o dia, então não achamos ruim ter ficado pouco.

gopr0606

gopr0605

Coroa Grande

A próxima parada seria Coroa Grande, um banco de areia no meio do mar. Como a maré estava mais cheia, não conseguimos parar lá também.

Cova da Onça

Essa praia tem um atracadouro e é onde fica o vilarejo de São Sebastião.

img_9037

img_9041

Paramos para o almoço no restaurante Estrela do Mar, indicado pelo nosso guia. Acredito que era o único aberto. Pagamos em torno de R$ 50 pelo almoço para casal.

img_9047

Nesse restaurante fomos “atacados” por crianças locais vendedoras de cocada. Um grupo de umas 7 crianças, cada uma vendendo sua própria cocada, parou de mesa em mesa no restaurante disputando os clientes. A maioria ficou com dó e acabou comprando uma de cada criança rs.  E vale a pena, são gostosas mesmo!

img_9046

Rio Inferno e manguezal

Depois do almoço, seguimos pelo Rio dos Patos  e Rio Inferno para completar a volta a ilha. Os manguezais são lindos e a natureza é muito preservada.

img_9064

img_9060

Alguns passeios oferecem uma parada em um bar flutuante chamado Portal das Ostras,  famoso pelas ostras frescas, mas o horário que passamos estava fechado. Chegamos de tardezinha e o sol estava começando a se pôr.

No começo da viagem vimos a nuvem mais legal da vida, parecia um arco-íris:

img_8975

O passeio foi uma delícia e as paisagens maravilhosas!

Veja também

rosi

Adora viajar, fotografar e escrever. Nos últimos anos aprendeu a gostar de mato, sol e desapegar de malas gigantes. Dramática, mas não tão fresca quanto parece =P